domingo, 4 de março de 2012

Caloi Berlineta aro 20" de 1972 .

Como é bom ver uma bike antiga, observá-la e imaginar por onde ela andou, quem pedalou naquela bike, como se vestiam e se comportavam as pessoas daquela época.

Caloi Berlineta aro 20" de 1972 .

Segundo pesquisas que fiz pela Internet, a Caloi Berlineta foi lançada em 1967 e foi um grande sucesso de vendas até o início dos anos 80.

Lembro-me vagamente dessas bicicletas, que mais pareciam bikes para crianças, quando eu já tinha por volta de 20 anos. Nessa época eu estava mais preocupado com as garotas, bailinhos de fins de semana e tudo o que se relacionava ao mundo jovem daquela época. A bike veio, se foi, e eu praticamente nem percebi.

Há uns dias atrás, 40 anos depois, eis que dou de cara com uma Caloi Berlineta 1972. E mais!: a mesma estava sendo-me oferecida por uma quantia bem irrisória, perto do valor histórico que ela possui. 


Para mim, que sempre gostei de bikes, a tentação foi irresistível! Acabei ficando com ela!

A Caloi fazia muita propaganda na época dos modelos de Berlineta, principalmente as dobráveis, lançadas posteriormente. 
Este modelo não é dobrável.


Caloi Berlineta aro 20 - 1972
   


A coroa com 50 dentes é enorme. Enquanto a  catraca 
de rosca é de 18 dentes.
Não há folgas nem na caixa central nem na caixa de direção. 
Tudo perfeito.


Caloi Berlineta aro 20 - 1972

A bike está muito bem conservada pelos seus 40 anos de uso. Para se ter uma idéia basta trocar o pneu dianteiro, que está rasgado, e sair pedalando! Até as sapatass de freio estão semi-novas! Devem estar ressecadas, é lógico, mas freiam perfeitamente bem.

Quanto á originalidade das peças, numa vistoria rápida que o meu mecãnico e eu fizemos, apenas os aros não são originais.

Guidão e mesa foram pintados de alumínio. Originalmente são cromados.

Caloi Berlineta aro 20 - 1972

Banco original Caloi.

Caloi Berlineta aro 20 - 1972

Na inspeção que fizemos também pudemos observar que a bike originalmente era verde. Praticamente o  mesmo verde do Fusca 72.

Desejo crer que muitos se perguntam o que vou fazer com ela. Bom, a ideia é pintá-la, mandar cromar pedivelas e coroa, assim como guidão e mesa. Trocar apenas pedais (já achei originais) e o banco, que está bem surrado.
Quanto aos cubos e rodas, talvez eu customize um conjunto novo, com raios cromados, haja vista que os raios estão bastante enferrujados e precisam ser trocados.

Ela fica até bem imponente quando apoiada em seu 
descanso original (pezinho) de 40 anos!

Caloi Berlineta aro 20 - 1972


Taí a nova aquisição do Antigão. Se quiserem comentar ou dar qualquer sugestão, fiquem á vontade. Todo comenrtário ou sugestão será recebido com muito prazer e boa vontade.

Por ora, um grande abraço do Antigão!
 


Fontes de pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caloi
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/caloi-no-esquea-minha-caloi.html

12 comentários:

mariotrindadept disse...

Curiosa reliquia.

C Humberto disse...

Boa tarde amigo!
Espero que sua recuperação esteja correndo bem para o mais breve possivel andar por essas estradas.
É sempre bom a gente ter bicicletas antigas ,estamos continuando a dar-lhes vida. Eu tenho uma com freios de alavanca que é de minha mãe, essa bicicleta tem 54 anos.
Um abraço.

Consórcio Rodobens disse...

Grande Wadson

Vc me fez recordar a infância, tive uma dessas, ganhei de natal, e por coincidência éra verde também

Grande abraço

Alvaro Sanção
alvaro.sancao@uol.com.br

Daniel Muniz disse...

Olá Waldson, conheci seu blog através do site Pedal. E que bela surpresa ver essa "antigona" tão conservada. Me lembro bem dela. Com a reforma que você propõe vai ficar linda :)

Estou lendo suas histórias e de colegas de viagem para aprender um pouco porque também vou cair na estrada logo logo.

Desejo que esteja pronto para pedalar em breve.

um abraço e obrigado por compartilhar as experiências.

Unknown disse...

Buenas! Eu ganhei de presente um verde dobrável em '80, numa mudança foi vendida. Hoje tenho uma Arco Duplo aro 28 e estou à procura de uma mesa igual a essa, se puderem me ajudar...

Forte abraço à todos.

Heber - Canoas RS

Unknown disse...

Olás, amigos e amigas! Obrigado pela visita! Andei com os problemas de coluna meio agravados ultimamente e me ausentei um pouco do Blog, desculpem. Agora estou de volta. Inclusive hoje mesmo deixei a Berlinena na oficina para ser desmontada, pois preciso enviar as peças para a cromação.

Rosane Borges, por favor me mande uma foto de sua arco duplo 28. antigao.waldson@globomail.com
Quanto á mesa, vou ver por aqui se consigo alguma coisa. Me diga, a medida é exatamente essa da Berlineta?

Abraços.

Unknown disse...

Cadê o garfo e guidom originais?

João Medalha disse...

Fala amigo, tudo bom?
Recentemente adquiri uma berlineta que se assemelha muito com a sua, porém na cor azul!
gostaria de saber se você ja finalizou seu projeto!
no aguardo, abs

Rosana disse...

Nossa, vendo a foto e lendo o seu texto, entrei no túnel do tempo, e lembrei da minha: uma dobrável verde-escuro. É, a bike se foi sem que percebesse também.... Hoje, tenho uma Caloi 100sw. Adoro minha magrela, mas é inegável que a minha berlineta anos 70, era muito mais forte, não tinha um selim tão confortável, mas ninguém ligava pra isso na época... Aliás, não tinha essa de comprar uma bike e sair incrementando, pois ela já vinha completa. Bons tempos!

Unknown disse...

Não terminei não, João Medalha. Acabei por vendê-la a um amigo biker do MS. Uma pena, mas eu estava precisando da grana.

Abraço e obrigado por prestigiar o nosso Blog.

Antigão.

Encontros dos Iweguenses disse...

Amigo. Uma raridade dessas não se vende.

Unknown disse...

Bom dia!! Como faço para saber o ano de fabricaçao de uma berlineta dobravel? Obrigado... porque monareta ou berlineta qual diferença? Valeu!!