quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Bagageiro dianteiro CD-220 da Tranz-X

Olá amigos(as)!

 

Reeditei este artigo sobre a colocação de um bagageiro dianteiro, pois ele estava gravado no Blog como página e eu o estou transformando em artigo. Mesmo como página ele ajudou muita gente a optar por esse modelo de bagageiro e a forma de como prendê-lo ao garfo, quando não há os bosses destinados aos freios V-Brake. 

Bom, vamos ao artigo.



Há tempos eu queria instalar um bagageiro dianteiro na minha bike. Não encontrava opções no Brasil de bagageiros dianteiros.  De repente surgiu no mercado a Tranz-X com o modelo CD 220, em alumínio, que segundo a empresa, suporta até 18 Kg.



Pois bem, pintou um trocado e eu  comprei um, com preço bastante convidativo.
Como minha bike carregada estava empinando um pouco a frente nas subidas, devido a marcha bem leve, achei por bem que um bagageiro dianteiro para distribuir um pouco o peso, seria uma boa.

Hoje fiz a instalação do mesmo. Esse bagageiro deve ser preso aos bosses do V-Brake, mas como o garfo da minha bike não tem bosses, pois só uso o freio a disco, tive que usar abraçadeiras, que por sinal, me foram presenteadas tempos atrás pelo nosso amigo e companheiro de pedaladas, Luciano Ramos.

As abraçadeiras são conhecidas como "Abraçadeiras Borracha" e podem ser encontradas em lojas especializadas em mangueiras industriais, equipamentos hidráulicos e até grandes magazines de materiais para construção. Podem ser encontradas em várias medidas (diâmetro).  A grande vantagem dessa abraçadeira é o material que não enferruja e a proteção de borracha interna que, além de dar mais aderência à peça, não permite riscos no quadro da bicicleta. Normalmente não acompanham os parafusos. Eu sempre opto por parafusos Allen de 4 ou 6 mm, com arruelas lisas e porcas auto-travantes, que compro em casas de parafusos.


Imagem da abraçadeira borracha.






O bagageiro é para 18 Kg, segundo o fabricante, mas eu jamais colocarei esse peso nele!

Ah, nas fotos não reparem na sujeira da bike, pois só lavei-a depois da instalação. 

(detalhe: embora o bagageiro pareça caído para a frente, é mera ilusão de ótica, pois ele está totalmente nivelado).


Já instalado...
(ops, parede feia, né?! Já foi pintada!)



Detalhe da abraçadeira emborrachada...




Para fixá-lo no furo central, fui com a bike e bagageiro numa loja de parafusos e comprei um parafuso Allen, de aço com  porca auto-travante.
Usei ainda arruela lisa na frente e arruela de pressão junto á porca.
Nas abraçadeiras, também usei parafusos Allen, arruelas lisas e porcas auto-blocante.

O detalhe de ter todos os parafusos do tipo Allen na bike é importante para levarmos apenas um jogo de chaves Allen nas viagens. Se não, temos que levar uma mala de ferramentas!


Detalhe do parafuso central...




Porca auto-travante que prende o parafuso por trás.




Como o furo do garfo era estreito para a espessura do parafuso, passei uma broca e 
alarguei o furo em alguns milímetros. Nota: o garfo é de alumínio.




Os bagageiros em uso.







O bagageiro ficou bem firme. Normalmente transporto coisas mais leves sobre ele, assim como colchonete/isolante térmico, saco de dormir, etc. 

Esse pouco peso na frente dá mais estabilidade nas curvas e distribui melhor o peso da bagagem.
É sempre interessante, antes de cicloviajar, dar umas voltas com a bike carregada para se habituar à bagagem. É muito diferente fazer curvas nas estradas com a bike vazia e bike carregada.

Esse bagageiro tem muitas articulações, portanto deve ser reapertado com frequência para não trincar nas soldas (pontos marcados pelas setas em vermelho na figura abaixo). Outra coisa que descobri depois de usá-lo bastante, é que nos pontos de soldas das travessas, onde vai a bagagem, pode-se reforçar, colocando abraçadeiras de nylon (enforca gato) trançadas, duas em cada travessa. Aí fica ótimo!




Atenção: Esse bagageiro não se presta para a colocação de alforjes laterais, pois há o risco de entrarem na roda!

 Espero que gostem dessa dica.

Um grande cicloabraço do...







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