quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sacos de dormir



Olás,
Neste artigo, embora eu não seja um expert no assunto, gostaria de falar um pouco sobre sacos de dormir.
A década de 80 ficou marcada para mim como o período que eu mais acampei durante a minha vida. Foram praticamente todos os anos da década e em campings, digamos, selvagens, já que foram em sua maioria no Pantanal Sul-Matogrossense.
Até então, salvo algumas poucas exceções, todos os meus acampamentos foram feitos em regiões praianas, portanto de climas quentes ou amenos.
Assim, como esses acampamentos eram feitos em locais de climas quentes ou bem quentes, nunca me preocupei com sacos de dormir. Dormia com apenas uma coberta fina, sobre um colchonete e estava tudo bem. As barracas do tipo canadense, com toda aquela lona grossa que a envolvia e estrutura de ferro também eram mais quentes, dispensando o uso de sacos de dormir.
A partir de 2008, quando comecei a praticar o cicloturismo, muitas vezes dormindo em regiões mais frias, logo senti a necessidade de adquirir um saco de dormir. Não que eu tenha muito dinheiro agora, mas naquela época eu tinha menos dinheiro ainda, portanto precisava de um saco de dormir que atendesse às minhas necessidades, mas que custasse pouco: eu precisava do raríssimo bom e barato!
Depois de muito pesquisar e analisar os locais para onde eu ia com frequência, baseando-me nas temperaturas médias locais, comprei um saco de dormir da Nautika, modelo Viper.



Esse saco de dormir, ideal para temperaturas entre 5 e 10ºC (positivos), além de pesar 1,100 Kg, tem um volume um pouco grande, mesmo prensado em sua embalagem. Contudo foi dormindo nele que eu fiz a maioria das minhas cicloviagens até a data de hoje.
Ele chegou a rasgar no final do zíper, mas eu o costurei à mão e o continuei usando. Nos dias mais frios dormi usando roupas quentes, pois o ideal dele é em torno de 10ºC.
Um grande inconveniente, além do volume e peso, é o fato de seu zíper só chegar até o meio. Incomoda um pouco para entrar e sair as pernas.
Há alguns meses atrás, com todo aquele frio que fez em quase todo o Brasil, embora eu estivesse um pouco ausente das cicloviagens em virtude de problemas de saúde, achei que estava na hora de comprar alguma coisa melhor, tanto para temperaturas mais frias quanto mais quentes. Encontrei muita coisa importada, ótima, mas com preços muito absurdos. Ademais, aborrece-me o fato de ter que pagar imposto quando importo alguma coisa.
Lá fui eu a pesquisar de novo alguns produtos nacionais, com preços mais razoáveis.
Para temperaturas mais frias encontrei um saco de dormir da Guepardo, com preço bom, que prometia conforto de 0 a 5ºC. Trata-se do modelo Ômega 1, pesando 1,400 Kg. Á princípio achei-o pesado demais, pois seria 300 g mais pesado que o meu antigo Viper! Contudo eu havia de convir que o Guepardo oferecia muito mais conforto para temperaturas mais frias. Resolvi arriscar e comprar. Aproveitei os dias frios de inverno para testá-lo e me surpreendi com a qualidade do produto. Dormi com ele em temperaturas por volta dos 5ºC, apenas de cuecas e camiseta e não senti frio. Dormi confortavelmente.
O revestimento parece-me bem resistente á umidade e o zíper é por inteiro, proporcionando muito mais conforto na hora de por e tirar as pernas. Gostei! Como AINDA não tenho nenhum projeto de pedalar em temperaturas muito abaixo de zero, acredito que com esse saco de dormir meus invernos nas cicloviagens estão garantidos.

Dados do fabricante:



  • Guepardo - Saco de dormir Ômega 1.
  • Material externo: 190T Poliéster W/R W/P
  • Forro: 100% Algodão
  • Enchimento: Poliéster tipo hollow fiber
  • Conforto: 0 a 5ºC

  • Dimensões: 230 x 80 x 55 cm
  • Peso: 1, 400 Kg


Acompanha a sacola para o transporte







Bom, resolvido o problema para os dias mais frios... e os dias mais quentes?
Para as temperaturas mais quentes ou mais amenas, predominantes no Norte, Nordeste e Sudeste, optei por um modelo da Nautika: O Micron X lite.





 Pesando apenas 600 g e com um volume bem pequeno esse saco de dormir é ótimo! Também o testei e gostei. Dormi muito bem num dia de temperatura mais amena, em torno de uns 12ºC.


Características segundo o fabricante:
  • Medida: 215 x 80 x 55 cm
  • Peso aprox.: 600 g.
Temperatura:
  • Extrema 5ºC
  • Conforto 8ºC
  • Enchimento Hollow Fiber
  • Siliconado X-Lite
  • Externo: Nylon RipStop 190T
  • Interno: Nylon 70D
O ziper é total do lado esquerdo e o mesmo possui capuz.

Este saco fechado fica com 29 cm de comprimento por 16 cm de diâmetro. Ou seja, uma embalagem compacta e prática para transporte, bem apropriado para quem pratica cicloturismo pelas regiões citadas.

É importante que se use sempre um isolante térmico, seja ele de que material for, sempre que usar o saco de dormir. Isso aumenta o poder de aquecimento do mesmo e evita que a umidade do solo entre em contato com o saco de dormir, danificando-o e assim diminuindo a sua durabilidade.

No canal do Tocandira há um vídeo falando um pouco sobre esse saco de dormir:





Bom, espero que este artigo posso te-lo(la) ajudado.

Um grande abraço do...



2 comentários:

Wendell Raphael disse...

Grande Waldson, que legal saber que temos o mesmo "gosto" para os equipamentos. Assim como você, também tenho uma Nautika Falcon 2 (aliás, obrigado pela dica de impermeabilização no outro post!) e um saco de dormir Viper Nautika. Acredito que são produtos de excelente custo x benefício.


Coincidentemente eu estava pensando numa opção mais leve e menor de saco de dormir e cheguei a conclusão que o Micron da Nautika seria ótima. Não foi surpresa encontrar justamente você falando dele, rs.

Um grande abraço, e mais uma vez muito obrigado por nos agraciar com seus textos elucidativos e maravilhosamente bem escritos!

PS: Meu sonho é um da fazer uma viagem de bike com você! haha

Abs.

Unknown disse...

Grande Wendell! Essa barraca Falcon 2 e o saco de dormir Viper da Nautika me acompanham há muitos anos. Sempre foram bons companheiros de pedal e cicllviagens. Agora, com as novas aquisições o saco de dormir será aposentado, mas a barraca continuará em uso. O saco de dormir Micron X-Lite é ótimo e muito leve. Vale a pena investir nesse produto.
Abraços e obrigado por prestigiar o nosso Blog.