segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Adaptadores para freios a disco.


Olá,
Pessoal!

Há poucos dias recebi um e-mail de um amigo pedindo referências sobre freios a disco. Além disso, haviam dúvidas sobre adaptadores, usados para quadros e/ou garfos que não têm suporte para freios a disco.
Achei interessante fazer algum comentário sobre o assunto, haja vista que ainda há muitos quadros e garfos a venda, que não tem suporte para freios a disco. Ademais, o biker pode, como eu, comprar um quadro antigo de aço carbono ou CroMo e instalar um freio a disco.

No artigo que publiquei em setembro de 2012, quando fiz algumas mudanças na minha bike de cicloturismo - quadro de CroMo - mostrei que é possível usar os adaptadores para freios a disco numa boa. Link do artigo: A nova Mentika.





Observe que o garfo é de alumínio e tem suporte para freio a disco, embora não suporte V-Brake.







Não quero entrar no mérito se V-Brake é melhor ou pior que freio a disco, ou se o hidráulico é melhor que o mecânico. Apenas pela minha experiência, usando V-Brake Shimano, notei que as sapatilhas "derretiam" em dias de muita chuva. Optei então por freios a disco e gostei tanto que não os tirei mais.
Usei também o modelo hidráulico. Excelente! Ora, por que então mudei para freio mecânico? O modelo da Tektro que eu usava era difícil de encontrar as pastilhas e quando as encontrava eram muito caras. Outrossim, os modelos hidráulicos necessitam de manutenção especializada e como eu uso a bike predominantemente para cicloturismo, não é em qualquer lugar que se faz esse tipo de manutenção. O modelo mecânico é mais prático nesse sentido.
Como eu saí de um modelo hidráulico, com discos de 160 mm e passei para um mecânico de 203 mm, não senti nenhuma diferença negativa na frenagem. Pelo contrário, pareceu-me que o mecânico freia melhor. Talvez pela dimensão do disco.

Isso é tudo.

Um grande cicloabraço do...


4 comentários:

Manu disse...

Bom saber que tem adaptadores, queria colocar freio a disco na minha Bykosa, mas acho que não teria como sem os adaptadores.

Unknown disse...

Beleza Manu, a sua é de alumínio? Ser for quadro de aço carbono ou Cromoly melhor ainda, pois além das presilhas dá para dar um pingo de solda e fica show de roda.

Talvez seja mais trabalhoso de encontrar os adaptadores, pois como a maioria dos quadros atuais já saem com suporte para freios a disco, essas peças têm ficado cada vez mais raras no mercado.

Grande abraço e fica com Deus!

Unknown disse...

Olá amigo, aqui em Manaus estou tendo dificuldades de encontrar os adaptadores, onde posso compra-los?

Unknown disse...

Olá, Gilson Manaus, boa noite!

Dei uma pesquisada na Internet e só achei o dianteiro. Parece que eu tenho um no meu quartinho, só não sei se é dianteiro ou traseiro. Vou dar uma olhada e te retorno. Por favor, mande o seu endereço de e-mail pelo meu antigao.cicloturista@gmail.com e te retorno por e-mail. Grande abraço e obrigado por prestigiar o nosso Blog.

Abraços do Antigão!