quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A visita do amigo cicloturista e uma dica para pedal longo no calor.

Olá amigos e amigas cicloturistas.

Hoje, 16/10/2014, tive o imenso prazer de receber em minha casa o cicloturista Cesar Rocha, ou como todos os conhecem no Facebook, Cesar Pedalando.


Nós já trocávamos um lero desde o Fórum Pedal, mas atualmente vínhamos nos falando através do Facebook. Conhecê-lo pessoalmente, saber de suas experiências nas estradas, foi fantástico!


Até a Nanika, entre nós se sentiu honrada com esta brilhante visita.

Antes, durante e depois do almoço adivinhem qual foi o assunto predominante. Ciclourismo é lógico!

Falamos sobre bikes, equipamentos, material para campismo, etc.

Um dos assuntos foi "Pedalar nesse calor".

Quando o Cesar citou "molhar o boné" e recolocá-lo na cabeça, lembrei da dica que acabei de passar a uma amiga cicloturista, que pretende fazer um pedal em dezembro deste ano e está preocupada com o calor que irá enfrentar.
A dica que eu dou, e falamos bastante sobre isso, o Cesar e eu, é carregar consigo um pano, creio que preferencialmente algodão, que possa cobrir a cabeço chegando abaixo do pescoço. Eu comprei várias vezes esses sacos alvejados em lojinhas de material de limpeza.
Acerto o saco no tamanho que irá por baixo do capacete até chegar um pouco abaixo do meu pescoço e passo a tesoura nele.
Na estrada levo três caramanholas de água. Duas restringidas a água para beber. A outra destino a molhar o pano que irá sobre a minha cabeça, entre o boné e o capacete ou se não houver boné, entre a minha cabeça e o capacete.


Nesta foto de 2010, estou com boné de abas laterais e um pano sobre a cabeça.
 O sol estava de arrepiar!




Essa mera jogadinha ajuda bastante a refrescar os miolos na hora do sol quente, hehehe. Na estrada, principalmente nas descidas longas, o pano devido ao vento seca mais depressa, mas é só parar e molhá-lo de novo.

Taí a dica. Para mim foi bom, espero que prá você também seja útil.

Abraços do ...


Um comentário:

Davi disse...

Legal essa dica. Vou experimentar em meu próximo pedal. Tenho problemas sério com calor...