sábado, 14 de março de 2015

Entenda a unidade de impermeabilização para barracas e vestuário.

Olá pessoal, quantas vezes nos deparamos com expressões técnicas que desconhecemos, né? Vamos desvendar o mistério de  uma que envolve nossas jaquetas de ciclismo e barracas de campismo?



Quando procuramos uma barraca ou jaqueta impermeável frequentemente nos deparamos com um dado técnico: resistente à 1500 mm de coluna d’água. Mas que diabos é isso?
Primeiro você deve saber que não tem nada a ver com medida pluviométrica (intensidade de chuva) que é em ‘mm’ (milímetros).
A impermeabilização desse tipo de equipamento é definida por meio de um teste de pressão hidrostática (hydrostatic head – em inglês).
Para medir a pressão hidrostática de um tecido uma coluna d’água é pressionada contra ele. A altura da coluna é aumentada até que a água consiga penetrar no tecido.
Quanto maior o valor da pressão hidrostática maior a resistência do tecido à chuvas.
Segundo o Ministério de Defesa Britânico para um tecido ser considerado completamente à prova d’água ele deve resistir a uma pressão hidrostática de no mínimo 1000 mm de coluna d’água.
Barracas e jaquetas por natureza protegem o usuário contra chuva, ventos, sol, etc. Regiões com baixa pluviosidade requerem equipamentos com menos resistência à chuva que regiões com alto índice pluviométrico.
Tecidos que sofrem pressão requerem uma resistência maior à pressão hidrostática. Esse é o caso do piso das barracas que sofrem a ação do peso dos equipamentos e dos campistas. Já o teto da barraca por não sofrerem pressão por peso (exceto pelas condições do tempo local) requerem uma resistência menor.
Não aconselhamos comprar barracas com resistência menor que 1000 mm de coluna d’água.
Para enfrentar as condições climáticas brasileiras o ideal seria uma barraca com no mínimo 1500 mm de impermeabilização no teto. A estrutura da barraca, o tecido, resistência à raios U.V também devem ser levados em consideração.
Resistência à pressão hidrostática e uso:
  • Barracas com 1500 mm de resistência garantem uma boa proteção
  • Para barracas para todas condições climáticas brasileiras é desejável ter 2000 mm de resistência
  • Barracas para expedição: 3000 mm de resistência
  • Para pisos, 4000 mm é uma resistência decente
  • Para jaquetas, no mínimo 3000 mm.
Fonte: Clube Azimute de Orientação e Aventura.


Um grande cicloabraço do...



3 comentários:

Gilmar Mendes disse...

Boa Waldson, aprendi mais uma.

Seria interessante divulgar algumas
marcas confiáveis de barracas, bem como
os modelos de melhor aceitação.

Um lugar legal pra ver o produto
montado antes de comprar é na
Decathlon. Mas eles tem uma
preferencia pela marca Quechua que
é bem bolada, mas custa mais.

[]s :)

Unknown disse...

Olá, Gilmar, boa noite!

Como sói acontecer, sempre nos honrando com a sua participação! Obrigado pelo prestígio!

Realmente seria interessante, mas como a escolha da barraca é muito subjetiva, é complicado dizer esta é boa ou aquela é ruim. Tem um Blog muito confiável que uso como base para tal fim. Trata-se do Blog Tocandira. Veja este link: http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/como-montar-uma-barraca-qual-barraca-comprar/
Nesse Blog, não só sobre barracas de camping, mas o leitor ou espectador caso veja os vídeos que ele publica, vai encontrar muito material sobre campismo e sobrevivência. Pra quem cicloviaja acampando, seja de barraca e rede, esse Blog é uma prato cheio para colher informações.
Eu particularmente uso uma barraca Falcon 2 da Nautika. Contudo de vez em quando renovo a impermeabilização do assoalho (piso) e sobre-teto aplicando o spray Scotchgard da 3M. Monto a barraca na garagem sem o sobre-teto e faço o piso. Depois jogo o sobre-teto sobre a barraca e aplico o produto sobre ele, caprichando nas costuras.
Ah, tenho um artigo aqui no Blog que fala sobre isso:
http://pneunaestrada.blogspot.com.br/2013/08/como-impermeabilizar-sua-barraca-de.html

Grande cicloabraço e volte sempre!

Gilmar Mendes disse...

Obrigado Waldson pelos novos
esclarecimentos, vou olhar os links.

[]s :)