sábado, 2 de janeiro de 2016

Porque nunca devemos usar o WD-40 na corrente da bicicleta.

O site da MTB Brasília publicou um artigo muito interessante sobre a lubrificação da corrente da bicicleta. Visando ajudar os amigos ciclistas, que não tem acesso às publicações do referido site, reproduzo aqui o artigo em sua íntegra.

Muitos iniciantes no mundo do ciclismo costumam ‘lubrificar’ as correntes das bicicletas com um produto que é um verdadeiro coringa na maioria das residências. Trata-se do WD-40, classificado pelo próprio fabricante como um ‘produto multiuso’, capaz de lubrificar, desengripar, proteger, limpar e repelir umidade. Mas será que ele lubrifica mesmo?

Desenvolvido na década de 1950 pela indústria aerospacial norte-americana, o WD-40 foi concebido originariamente como um solvente desengripante, desengraxante e com propriedades hidrofóbicas para uso em peças de mísseis balísticos. A sigla pela qual ficou mundialmente conhecido significa Water Displaced (repelente de água, em inglês) e o número 40 refere-se ao número de tentativas que a empresa Rocket Chemical Co., inventora do produto, precisou para criá-lo.

Cientes do tremendo potencial do produto, seus desenvolvedores o lançaram no mercado como um verdadeiro faz-tudo, incluindo aí uma duvidosa capacidade lubrificante, o que o habilitaria para uso em correntes de bicicletas. Afinal, uma corrente de bike ‘tratada’ pelo WD40 fica limpinha, sem sinais de ferrugem e bem lubrificada não?
Nada mais longe da verdade! O fato é que o WD-40 não deve ser utilizado sob hipótese alguma em correntes de bicicleta, sob o risco de encurtar sua vida útil ou mesmo danificá-las permanentemente.
Embora eventualmente possa ser utilizado como lubrificante de dobradiças e cadeados, o WD-40 não possui a viscosidade necessária para lubrificar de maneira correta um componente submetido a forças de tração e movimento como um corrente de bicicleta. Por outro lado, suas características desengraxantes acabam por remover qualquer vestígio de lubrificação original interna da corrente, deixando completamente seca e sujeita e desgaste prematuro através do atrito de metal contra metal.
Na prática, o uso de WD-40 acaba por ser pior do que não utilizar nenhum lubrificante!
Por outro lado, alguns defensores do produto alegam que, por suas características de solvente, o WD-40 pode ser utilizado para limpar a corrente antes de lubrificá-la com um óleo apropriado. A verdade é que ao fazê-lo, resíduos do produto permanecerão no interior da corrente, reagindo com o lubrificante e tornando a operação totalmente ineficiente.
Para garantir a máxima durabilidade da corrente da bicicleta, o ideal é utilizar desengraxantes solúveis em água, que não deixam resíduos no interior dos componentes da corrente. A lubrificação, com óleo desenvolvido especialmente para o uso, deve ser realizada preferencialmente horas depois da limpeza, com a corrente completamente seca.









Viscosidade Correta - O grande desafio dos fabricantes de lubrificantes para bicicletas é produzir um composto com grande capacidade de penetração entre as placas, pinos e rodilhas da corrente, mas com viscosidade suficiente para criar uma camada de proteção durável entre estes componentes.
Felizmente, o mercado possui uma grande opção de lubrificantes com estas características e  que podem ser adquiridos nas boas lojas especializadas, como o Finish Line Wet (Cross Country), o Muc-Off Bio Wet Lube,Park Tool CL-1 , o White Lightning Wet Ridee o Pedro’s Syn Lube. Recentemente, a própria marca WD-40 passou a comercializar um lubrificante específico para correntes de bicicleta, o WD-40 Bike Wet Lube, cuja composição é completamente diferente do WD-40 original.

Fonte:
http://mtbbrasilia.com.br/2015/01/23/porque-nunca-devemos-usar-wd-40-na-corrente-da-bicicleta/


2 comentários:

Rubens Mendonca disse...

Olá, Antigão!

Conhecimento é poder, certo?
Muito obrigado por compartilhar essas informações.
Pegarei a estrada em 2 semanas e não estava ciente disso.
Dá uma olhada no projeto: http://www.factivel.com/a-rota/
Estou desenvolvendo um post que mostrará as bikes de outros cicloturistas. Tudo bem se mostrar a tua? http://www.factivel.com/bicicletas-de-outros-cicloturistas/

Abraços e parabéns! Ah, e saúde para a mamãe.

Unknown disse...

Obrigado, Rubens Mendonça!
Desejo que faças uma ótima e prazerosa cicloviagem. Vou ficar uns tempos afastado das bikes. Infelizmente apareceu uma hérnia ingual (na virilha) e será preciso operá-la. No momento estou aguardando chamada do PS para avaliação do cirurgião. Não sei quanto tempo isso irá demorar, mas diz a moça do Posto de Saúde que será rápido. Assim espero, pois gostaria de estar cicloviajando como todos os nossos demais companheiros de cicloturismo.
Pode mostrar a bike sim! Agora estou só com a Nanika (dobrável) apta para cicloviajar. A full ainda precisa de um bagageiro próprio, especial.
Obrigado por prestigiar o nosso Blog e um grande abraço do Antigão!