sábado, 16 de abril de 2016

Entenda a unidade de impermeabilização para barracas e vestuário




Olá meus amigos e minhas amigas!

Quando procuramos uma barraca ou jaqueta impermeável frequentemente nos deparamos com um dado técnico: resistente à 1500 mm de coluna d’água. Mas que diabos é isso?

Primeiro você deve saber que não tem nada a ver com medida pluviométrica (intensidade de chuva) que é em ‘mm’ (milímetros).
impermeabilização desse tipo de equipamento é definida por meio de um teste de pressão hidrostática (hydrostatic head – em inglês).
Para medir a pressão histrostática de um tecido uma coluna d’água é pressionada contra ele. A altura da coluna é aumentada até que a água consiga penetrar no tecido.
Quanto maior o valor da pressão hidrostática maior a resistência do tecido à chuvas.
Segundo o Ministério de Defesa Britânico para um tecido ser considerado completamente à prova d’água ele deve resistir a uma pressão hidrostática de no mínimo 1000 mm de coluna d’água.
Barracas e jaquetas por natureza protegem o usuário contra chuva, ventos, sol, etc. Regiões com baixa pluviosidade requerem equipamentos com menos resistência à chuva que regiões com alto índice pluviométrico.
Tecidos que sofrem pressão requerem uma resistência maior à pressão hidrostática. Esse é o caso do piso das barracas que sofrem a ação do peso dos equipamentos e dos campistas. Já o teto da barraca por não sofrerem pressão por peso (exceto pelas condições do tempo local) requerem uma resistência menor.
Não aconselhamos comprar barracas com resistência menor que 1000 mm de coluna d’água.
Para enfrentar as condições climáticas brasileiras o ideal seria uma barraca com no mínimo 1500 mm de impermeabilização no teto. A estrutura da barraca, o tecido, resistência à raios U.V. também devem ser levados em consideração.
Resistência à pressão hidrostática e uso:
  • Barracas com 1500 mm de resistência garantem uma boa proteção
  • Para barracas para todas condições climáticas brasileiras é desejável ter 2000 mm de resistência
  • Barracas para expedição: 3000 mm de resistência
  • Para pisos, 4000 mm é uma resistência decente
  • Para jaquetas, no mínimo 3000 mm.

Espero que tenham gostado deste artigo. Deixe seu comentário.
Agradecemos por prestigiar o nosso Blog.

Um grande cicloabraço do...


Nenhum comentário: