O cicloturista e o Metrô de São Paulo.

No mes de juho de 2010, sugeri á direção do Metrô de São Paulo que instalasse canaletas nas laterais das escadas fixas, facilitando assim que, principalmente os cicloturistas, cujas bikes estão sempre carregadas e pesadas, possam subir as escadas empurrando a bike. Atualmente o ciclista precisa "carregar" a sua bicicleta escada acima, já que é proibido fazê-lo através dos elevadores ou escadas rolantes.


Eu queria estações do Metrô em São Paulo, como as européias mas, pelo visto vou ficar querendo.


A resposta:

Prezado sr. WALDSON GUTIERRES


Agradecemos o interesse demonstrado em nos enviar sua manifestação, pois a participação dos usuários é de grande valia para o aprimoramento dos serviços que oferecemos à população de São Paulo.


Em atenção a sua sugestão de colocação de rampas nas laterais das escadas fixas das estações do Metrô para deslocamento de bicicletas, informamos que estas escadas foram projetadas e construídas com largura adequada à demanda de circulação de usuários para rota de fuga em situações de emergência, determinada pela legislação de construção de edifícios e, portanto, não podem ter sua área útil de piso reduzida.


Cabe ressaltar, que a norma NBR 9050 de Acessibilidade em Edifícios da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT também determina a necessidade de existência de corrimãos nas laterais das escadas, bem como a instalação de sinalização visual com 20 cm de largura no piso dos degraus, sob os corrimãos, para atendimento aos dois sentidos de fluxo de usuários, especialmente os com deficiência ou restrição de mobilidade, entre os quais estão as pessoas com baixa visão e os idosos. Neste sentido, a colocação das rampas sugeridas, além reduzir a área de circulação, distanciaria o corrimão da área sinalizada no piso.


As novas estações do Metrô já atendem à citada NBR e estão em curso uma série de ações para adequação das antigas estações às condições de acessibilidade, como a instalação de guias rebaixadas, rampas, corrimãos nas escadas e rampas, sinalização visual e tátil, plataformas e elevadores com intercomunicadores e monitoração visual, entre outros itens previstos.


Reiteramos nossos agradecimentos e contamos com sua compreensão.




Atenciosamente,


Vera Massa
Coordenadoria de Atendimento ao Usuário
Departamento de Relacionamento com Clientes e Comunidade
Gerência de Relacionamento com a Comunidade
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ




Comunique-se com o Metrô:
Fale conosco no Site do Metrô: www.metro.sp.gov.br
Central de Informações: 0800-7707722, de 2ª feira a sábado, das 7h às 19h, exceto feriados.
Telefone do Usuário nas estações: Tatuapé, Sé e Tucuruvi
Atendimento Pessoal: Central de Serviços - Estação Sé, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h, exceto feriados.
Correio: Rua Vergueiro, 1200 - Paraíso - CEP 01504 000 - Fax: 3179-2053
Caixa de Sugestões em todas as estações